Resumo – Governo Dutra

Olá,

Hoje abordo a conjuntura econômica, política e social do governo Dutra e seus desdobramentos.

 

- Governo Dutra (1946 – 1951)

Assim que subiu ao poder, Eurico Gaspar Dutra, membro do PSD e sucessor de Vargas, tratou de adotar medidas redemocratizantes, isso é, que voltassem à estrutura política do período pré Estado Novo. Ainda em 46 uma nova constituição é promulgada e são retomados os princípios liberais(Federalismo, Voto universal e obrigatório para maiores de 18 anos – com excessão dos analfabetos – e  Independência entre os poderes).

Sobre o ponto de vista político, o mandato de Dutra foi relativamente tranquilo. Tal tranquilidade foi garantida pela maioria no congresso proveniente da coligação entre PSD e PTB os dois maiores partidos da época. Diferentemente de seu antecessor, Eurico não adotou medidas populistas durantes seu mandato, o que lhe garantiu um caráter de governo bem original. Entretanto, delimitou sua autoridade frente à população, uma vez que proibiu a organização de greves e controlou a organização de sindicatos(herança da Era Vargas), permitindo-o um maior controle dos movimentos sociais.

Influenciado pelo início da Guerra Fria, nota-se uma forte aproximação do Brasil e dos EUA, com a assinatura do TIAR( Tratado Interamericano de Assistência e Reciprocidade) o que acarretou não só em uma maior proximidade economica(sendo o Brasil o “depósito” americano, importando produtos supérfulos), como também resultou no rompimento das Relações Diplomáticas com a URSS, e consequentemente, com o fim de PCB.

Economicamente Dutra foi a exceção na política nacionalista intervencionista. Político do PSD, militar, e que apesar de ligado ao regime getulista, optou por uma política economica mais liberal. Diminuiu-se o intervencionismo, e parou-se de dar exclusividade ao capital nacional. O período é fortemente marcado pela abertura ao capital estrangeiro, o que foi feito de forma controlada; havia a obrigatoriedade de investimento direto no país. Tal postura foi extremamente favorecida pelo contexo externo vivido no período. A Segunda Guerra havia terminado há mais ou menos um ano, e era hora de os aliados se recuperarem, aumentando o fluxo de suas exportações em baixa desde a Grande Depressão. O papel do Brasil foi de mero importador, assinando tratados de aliança(TIAR), diminuindo suas taxas protecionistas e importando cada vez mais.

As consequências dessas medidas foram obviamente desastrosas no plano interno; o aumento de importações gerou um enorme déficit,além de um aumento da dívida externa e do custo de vida, afundando o país em uma tremenda crise economica.

A forma encontrada pelo presidente para solucionar essa crise foi a adoção do chamado Plano Salte, que focava mais específicamente em quatro itens principais: Saúde, Alimentação, Transportes e Energia). Apesar da construção de uma importante rodovia(Via Dutra), quase nenhuma outra medida foi efetivamente posta em prática, sendo portanto o plano, insuficiente para retirar o país da crise.

Outra medida que merece destaque foi a fundação da ESG em 1949 com o principal objetivo de combater o “mal comunista”. A Escola Superior de Guerra, formava o alto escalão do exército; a elite das Forças Armadas, que a partir daí passou a receber mais destaque no plano político, e desde então passou a participar e intervir cada vez mais nas decisões políticas.

Com a redemocratização ainda recente, em 51, véspera das eleições, os partidos ainda não haviam organizado seus candidatos, e sofriam com a ausência de opções. O país mergulhado na crise contrastava o período de prosperidade e acelerado crescimento, vivido na Era Vargas, com atual mandato, no qual a economia havia apresentado uma piora alarmante, além do super endividamento externo. O cenário era perfeito para o retorno de Getúlio, que há muito já tinha intenção de fazê-lo. Bem articulado politicamente, Vargas se elege com quase 50% dos votos, dando retorno à sua clássica política nacionalista.

Espero que ajude!

 

Abraços,

Pedro Grillo – monitor de Geografia.

Tags: , , , ,

  • Aline A.

    Muito bem explicado. Obrigada!!


SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline