Material de Apoio – Aula ao Vivo – 20/09/2012

Olá!

Esse é o nosso material de apoio da aula ao vivo de matemática =)

Esteja com ele aberto na hora da aula e se der tempo, leia as questões antes! É sempre bom estar contextualizado com o assunto a ser abordado!

Faltando 20 minutinhos, pegue seu lugar na nossa sala virtual e prepare-se, porque já já vamos começar!

Competência de área 5 – Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.

H19 - Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.
H20 – Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.
H21Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.
H22 - Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.
H23Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.

1 - A insulina, medicamento utilizado para controle do diabetes, é dosada através da seguinte fórmula:

O Valor de glicose medido deve ser entendido como o valor da glicemia imediatamente antes da aplicação da insulina.

Meta glicose significa o valor da glicemia que se deseja estabelecer naquele determinado período, após o uso da insulina.

A “Sensibilidade” é variável de pessoa para pessoa e significa o quanto uma unidade U de insulina diminui da glicemia.

Maria passou mal, foi ao hospital medir sua glicemia, e descobriu que seu valor era de 3,5 mg/ml. No entanto, esse valor está muito acima do desejado, que naquela situação seria de 1,5 mg/ml. Sabendo que a sensibilidade de Maria é de 0,5 mg/ml/U, e que o medicamento disponível no hospital apresenta-se em frascos de 100 U/ml, quantos mililitros do medicamento devem ser aplicados em Maria?

a) 4

b) 0,8

c) 0,4

d) 0,08

e) 0,04

2 - Observe a manchete sobre o desmatamento, do site globo.com, no início de dezembro de 2010, que apresentava um gráfico com a área, em quilômetros quadrados, da região amazônica, desmatada anualmente:

Sobre as informações nesse gráfico, considere as afirmações:

I. De 2004 a 2010 o desmatamento anual na Amazônia manteve-se decrescente.

II. De 1991 a 1995 o desmatamento anual na Amazônia foi estritamente crescente.

III. O valor máximo do desmatamento anual na Amazônia, no período apresentado pelo gráfico, ocorreu no século passado.

IV. Nos dois últimos anos apresentados pelo gráfico, o desmatamento acumulado foi inferior ao desmatamento anual de 2006.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações que são verdadeiras:

a) I e II

b) II e III


c) III e IV

d) II, III e IV

e) I, III e IV

3 - Num restaurante, o sanduíche do dia e o prato do dia custam respectivamente R$ 6,00 e R$ 8,00. Quantas são as opções para compra dessas refeições: sanduíches e/ou pratos do dia, em que se gastem exatamente R$ 120,00?

a) 6

b) 8

c) 10

d) 2

e) 4

4 - Um comando muito importante na computação que é utilizado em muitas situações, inclusive em programação e planilhas de cálculo, é o comando SE, que possui a seguinte estrutura: “SE (p; a; b)”

Essa estrutura, também chamada de sintaxe, tem o seguinte significado:
“Se p, então a, caso contrário b”.

Assim, o comando: “SE (amarelo; banana; cenoura)”, por exemplo, significa:

“Se amarelo, então banana, caso contrário cenoura”

Sendo assim, uma função como:

Por exemplo, pode ser descrita, numa planilha de cálculo, usando-se o comando:

a) “SE(x > 100; SE(x < 500; y = 2x – 5; y = 5x – 9); y = 0)”

b) “SE(x > 100; SE(x < 500; y = 5x – 9; y = 2x – 5); y = 0)”

c) “SE(x > 100; SE(x < 500; y = 2x – 5; y = 0); y = 5x – 9)”

d) “SE(x < 100; SE(x > 500; y = 2x – 5; y = 5x – 9); y = 0)”

e) “SE(x < 100; SE(x > 500; y = 0; y = 2x – 5); y = 5x – 9)”

5 - Um recurso muito importante para resolver problemas de lógica é o diagrama de Euler-Venn, ou diagrama de inclusão e exclusão. Por exemplo, a proposição “todo paulista é brasileiro” pode ser representada no seguinte diagrama:

Observe no diagrama a seguir, correspondente a um levantamento feito sobre alguns escritores brasileiros, os conjuntos A, B e C e as regiões numeradas de 1 a 6:

Os conjuntos do diagrama representam: A – os escritores brasileiros modernistas como Manuel Bandeira e Erico Veríssimo, B – os escritores brasileiros nascidos no século XX, e C – os escritores brasileiros que são nordestinos.
Sabendo que Manuel Bandeira nasceu em Recife no dia 19 de abril de 1886 e que o gaúcho Erico Veríssimo nasceu em 1905, considere as proposições:

I. Manuel Bandeira é elemento da região 5.
II. Erico Veríssimo é elemento da região 2.
III. Todo escritor nordestino é modernista ou nasceu no século XX.

De acordo com as formações apresentadas, tanto pelo enunciado quanto pelo diagrama, pode-se concluir que:

a) as proposições I e II são verdadeiras.

b) as proposições II e III são verdadeiras.

c) as proposições I e III são verdadeiras,

d) a proposição II é a única verdadeira.

e) a proposição III é a única verdadeira.

6 - Foi realizada uma pesquisa sobre o número de livros que cada aluno de uma turma do 3º ano do ensino médio tinha lido nas férias. Os resultados da pesquisa estão representados no gráfico que se segue:

A respeito do gráfico podemos afirmar que:

a) 50% dos alunos leram exatamente dois livros.

b) essa turma leu exatamente 45 livros.

c) a média da quantidade dos livros lidos foi de 2,25 livros.

d) o total de alunos desta turma é 24 alunos.

e) todos os alunos leram pelo menos um livro.

7 - Um técnico em eletrônica precisa escolher um resistor para inserir em um circuito, de modo que a voltagem nos terminais seja de aproximadamente 4,3 V. Para isso, o técnico possui uma tabela com os valores de resistência e as respectivas voltagens associadas; porém, essa tabela é muito antiga e algumas de suas linhas estão ilegíveis.

O técnico lembra-se de que os dados associados da tabela, quando colocados em um gráfico cartesiano, determinam uma reta e, dessa forma, ele poderá calcular o valor da resistência necessária para o circuito. Assinale a alternativa que apresenta esse valor.


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