Vídeo aula: Resumo para o ENEM – Gêneros Literários: Introdução

Eeei, pessoal =D

A aula que a equipe do Desconversa escolheu pra essa semana é com a professora Aline Bello. O assunto de hoje trata dos Gêneros Literários. Sabendo reconhecer um gênero literário e suas funções, fica muito mais claro saber a intenção do autor e acertar diversas questões de Português e Literatura. E pra continuar a estudar esse módulo, é só clicar aqui e ver os outros vídeos sobre o assunto!

Vamos lá? o/

Imagem de Amostra do You Tube

Transcrição:

0:30 Literatura nos dias atuais:
Temos visto em muitas provas do ENEM questões que envolvem a função de umtexto literário, ou seja, por que um indivíduo resolve escrever um determinado texto , por que outro resolve ler aquele texto e por que isso tudo pode ser chamado de literatura.
0:55 A literatura, como qualquer outra expressão artística, tem o intuito muitas vezes de demonstrar, extravassar o que o auto sente ou, então, simplesmente de fazer uma crítica a algo que o incomoda na sociedade.
1:27 A literatura pode tanto demonstrar os sentimentos do autor quanto fazer apenas uma crítica social.
1:50 A literatura tem diversas funções: social, crítica, recreativa (como eram os romances no século XIX).
2:17 O que diferencia um texto literário de um texto não literário?
2:25 (A professora dá como referência: um texto de jornal e o “Poema de 7 faces”, de Carlos Drummond de Andrade para dividir o texto literário e o não literário.)
2:50 Quando um artísta vai escrever um texto literário, um poema, por exemplo, ele tem noção artística do que ele está fazendo, ele vai selecionar as palavras, recursos estilísticos que estão envolvidos na composição de um poema, como por exemplo, arima e a métrica. Ele vai se preocupar, também, com a função da linguagem (função poética) com a estrutura do seu texto e em passar a sua expressividade. Em contrapartida, o autor de um texto jornalístico tem simplesmente a função de informar.
3:35 A diferença entre os dois, então, está baseada na intenção do autor.
04:00 No jornalismo a linguagem é menos rebuscada, pois como pretende passar uma certa informação ela precisa ser simples e objetiva enquanto na linguagem literáriatemos a presença da conotação, do sentido figurado.

Se quiser praticar, temos muitos testes no Descomplica pra você! E se ficou dúvida, também temos uma equipe de monitores pra tirar suas dúvidas aqui =)

Bons estudos e conte com a gente =D

fonte Canal Descomplica

Tags: , , , , , ,


SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline