Descrição: Subjetiva eTécnica

Olá, cabecinhas pensantes!

Vocês têm praticado os gêneros textuais que venho apresentando aqui? Lembrem-se de que grande parte do sucesso de uma redação está na técnica do candidato – e técnica e prática estão diretamente relacionados! Quanto mais praticamos, mais aperfeiçoamos nossa técnica!

Para encerrar o assunto Descrição, conforme prometi, hoje volto com a diferença entre a descrição subjetiva e a descrição técnica. Observem os fragmentos abaixo:

“Naquele dia, a praia estava maravilhosa. A areia, branca, quente e fina, acariciava meus pés, me dando boas-vindas ao paraíso. E o mar… ah, o mar! Aquela imensidão azul, fresca e límpida, que me envolvia com seu aroma salgado. Aquele mesmo aroma de verão que tantas vezes me encantou, em férias passadas.”

“Rodrigo estava muitíssimo elegante. Aquele terno azul marinho – emprestado – parecia ter sido feito especialmente para ele. Seus cabelos negros estavam cuidadosamente penteados para o lado, sem um fio fora do lugar. Os dentes, branquíssimos, formavam um sorriso perfeito que, ao combinar com os olhos brilhantes, faziam de Rodrigo uma força que chamava atenção, como um astro de cinema.”

Reparem que, em ambos os casos, o narrador descreve a cena ou o personagem a partir de um ponto de vista pessoal. Ou seja, ele procura apresentar a sua impressão. Isso caracteriza a descrição subjetiva, ou impressionista. Mas prestem atenção: como, aqui, não se trata de uma dissertação impessoal, o fato de o narrador apresentar claramente sua visão pessoal, emitindo opiniões e juízos de valor, não é um defeito, uma vez que não há nada que diga que a descrição deve fornecer um relato frio e sem vida daquilo que é descrito!

Por outro lado, existe um outro tipo de descrição, essa sim, mais “fria” e livre de juízos de valor: a descrição técnica. Mais encontrada em textos da área de ciências ou da tecnologia, essa subdivisão do gênero se caracteriza pela objetividade, e procura transmitir uma imagem do objeto por meio de uma linguagem técnica.

Bom, pessoal… fechamos hoje o módulo “descrição”. Dedicarei os próximos posts à Narração. Fiquem ligados!

Até lá!

Tags: , , , , , , , , ,

  • jonas figueira

    gostei muito do assunto,min ajudou atirar algumas duvidas.

  • fernandinha

    eu acho que tudo o que nos podemos ver tem uma descriçao de tudo varios exemplos para fazer o teste so é presciso escolher uma figura ou imagem descrevê-la como A FIGURA É !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1


SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline