ENEM: Redação Pronta (Exemplar).

Oi, pessoal! Aí vai mais um exemplo de redação pronta feita nos moldes ENEM. Esse foi o tema da prova de 2007, “O desafio de se conviver com a diferença”. Um tema mais global, que permitia ao candidato sair um pouco da esfera brasileira e pensar no mundo, mas ainda se mostrando um cidadão atualizado e disposto a propor soluções para a situação-problema. Na coletânea de textos dessa prova, constava uma parte da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO. Para quem não conhece esse importante braço da ONU, vale a pena visitar o site do escritório em Brasília.

Não se esqueçam de deixar seus comentários sobre a redação!

Revolução das Espécies

Na escola, estudamos a Teoria da Evolução das Espécies, que afirma que só os mais aptos são capazes de sobreviver. Aprendemos, também, que a biodiversidade é essencial para o equilíbrio e a manutenção da vida na Terra. Entretanto, o mais avançado dos animais, o homem, parece ainda relutar para conviver com diferenças ideológicas, individuais e culturais, esquecendo-se que, embora sejamos uma sociedade de massa, ainda guardamos individualidades e características próprias, vitais para a nossa própria sobrevivência.

A humanidade se vangloria dos avanços tecnológicos e nos meios de comunicação, porém, por vivermos em sociedades desiguais, nem todos têm acesso a eles. A falta de informação para e sobre alguns nichos sociais dificulta o intercâmbio cultural e acentua o desconhecimento em relação ao outro. Sabemos tanto sobre a Europa e tão pouco sobre os países da África justamente por causa dessa desconexão informacional.  Tal fato faz aumentar o preconceito em relação àquilo que é diferente, o que poderia ser reduzido com a obtenção e divulgação de informações de maneira democrática e igual.

Além disso, em um contexto capitalista e competitivo, vivencia-se uma disputa cada vez mais acirrada no mercado de trabalho. Enquanto lutamos por status e posições sociais, cultuamos o individualismo, o que nos deixa míopes. Visando o próprio crescimento e sobrevivência no concorrido mundo contemporâneo, ficamos tão preocupados com nós mesmos que passamos a não enxergar as diferenças particulares e singulares, tão válidas e importantes para o equilíbrio social. Não são necessárias lentes de aumento, mas menos egoísmo para percebermos os outros ao redor.

Ainda, cabe apontar a espetacularização das diferenças por parte da mídia. Esta, que veicula informações prontas e tendenciosas, estimula a cultura da superficialidade. Ao rotular etnias, culturas e religiões, apontando somente algumas características e vendendo-as como um todo definido, criam-se realidades distantes e redutoras. Tais estereótipos contribuem para a intolerância e para os julgamentos imediatos e sem base crítica. É por isso que relacionamos, de maneira ignorante, Oriente Médio a terrorismo e lutas religiosas, e Brasil a carnaval e futebol, como se isso os definisse.

Dessa maneira, é possível entender os motivos pelos quais o homem tem tanta dificuldade para lidar e conviver com as diferenças individuais e culturais. Todavia, precisamos abrir os olhos e usar nossa capacidade de raciocínio e escolha para convivermos com aquilo que é diferente de nós. É necessário juntarmos os conhecimentos que aprendemos em biologia, de Evolução a Biodiversidade, para compreendermos que elas possuem igual importância para o equilíbrio e manutenção de nossa espécie, e que as pluralidades são o que torna o ser humano tão interessante, único, e especial.

Tags: , , , , ,

  • Andréia

    Oi suas sugestões são ótimas estão me ajudando bastante.
    Gostaria de saber se irá ensinar a Conclusão.
    Muito obrigada.

  • Carolina Pavanelli

    Oi Andréia! Comecei a falar sobre conclusões essa semana, veja os posts mais recentes! Beijos

  • ALIANE RIBEIRO

    OI,GOSTEI MUITO DAS DICAS E TAMBÉM DAS REDAÇÕES.
    CERTAMENTE ME AJUDARÁ,POIS IREI FAZER VESTIBULAR ESSE ANO.

  • Thiago Barbosa Pereira

    nossa, suas redações são ótimas, dicas boas… porém minha maior dificuldade é fazer uma redação em um curto periodo.

  • http://laiza laiza

    isso num e uma redaçao
    e um texto

    kkkkkk
    zuando’

  • EDNA

    UM EXCELENTE TEXTO COM AMARRAS SUSTENTAVÉIS E COMPEENDIVEL.
    TAIS ESTEREÓTIPO COMTRIBUEM PARA O JULGAMENTO IMEDIATO SEM BASE CRÍTICA PARA COMPREENDERMOS IGUAL IMPORTÂNCIA ,QUE A PLURALIDADE TORNA O SER HUMANO TÃO INTERESSANTE.

  • Luiza

    Seu texto apresenta palavras(precisamos e etc) na primeira pessoa, por isso acho que deveria ser refeito. Fica ai minha dica, Luiza

  • Carolina

    Luiza, seu comentário é interessante, pois muitos candidatos temem este “lugar comum”. Usar verbos na primeira pessoa do plural é aceitável. Inclusive, em alguns temas, é até bem-vindo. Devemos passar longe da primeira pessoa do singular, ok? Mas pode ficar livre para usar a primeira do plural! Beijos!

  • Katianaiara2011

    Ótima redação

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000263053174 Mallú Menezes

    Nossa , adorei a redação , parabéns !

  • Anoelia Santos

    gostei muito interessante mesmo

  • Bianca

    Desfecho quase perfeito.. porém existe verbos na primeira pessoa, levaria diretamente qualquer um à desclassificação em um concurso..


SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline