Redação – Dicas de temas

Olá!

Muita gente tem me pedido dicas de temas que possam cair no vestibular. Se eu fosse muito cruel, responderia simplesmente “tudo que existe no mundo” e seguiria em frente. Afinal, não é menos do que a verdade o fato de que as bancas têm uma gama imensa de possibilidades, excluindo aí apenas as questões polêmicas demais, como religião, morte consentida e afins. No entanto, sei que essa resposta não é suficiente, então vamos fazer de outra forma. Que tal tentarmos mapear o que pode virar tema? Talvez seja mais útil do que sair em uma caça às bruxas desenfreada. Vejamos 3 dicas que, se não são infalíveis, podem servir ao menos como termômetros.

1)

Observe as revistas semanais com atenção. Veja os temas recorrentes, compre e guarde as que parecem ser mais interessantes. Se o assunto é de interesse nacional, há grandes chances de virar tema. Em compensação, tópicos que sempre aparecem, como corrupção política e meio ambiente, já são bem batidos.

2)

Repare nas discussões culturais do ano. Por exemplo: quando a UFRJ colocou o tema “o cinema como prática social”, o ano tinha sido da polêmica do filme Tropa de Elite. Em compensação, no ano passado, muito se falou sobre os 50 anos da Bossa Nova, mas a obviedade esgotou as chances de tema.

3)

Fique atento às páginas das universidades. Vez por outra elas apresentam entrevistas sobre pontos relevantes da sociedade e/ou artigos com posições a respeito de discussões que interessam à comunidade. Se alguma recorrência for observada, pode ser que não seja à toa.

Como comentário final, muitos dizem por aí que as datas comemorativas são fontes inesgotáveis de temas. De repente, até têm razão. Por isso, não custa fazer uma busca no que pode ser importante para o seu ano de vestibular.

Bons estudos!

Tags: , , ,

  • Igor Guimarães(Mexicano)

    Desculpa a brincadeirinha mas o tema desse ano é o Ronaldo que vai levar a tríplice coroa para o parque são jorge.
    Eu achei maneiro o tópico 3,acho que ninguém costuma frequentar os sites das universidades a não ser quando vamos nos inscrever e msm assim damos uma olhada na manchete e com muito esforço no lead.
    Abraço

  • thayanne

    oi gotaria que vcs colocase sobre:
    tema: um mundo novo


SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline