Redação Pronta – A Cultura da Transgressão das Leis no Brasil

Pessoal,

Hoje trago uma redação pronta sobre um tema bastante recorrente: “A Cultura da Transgressão das Leis no Brasil”. É possível abordar vários assuntos sociais e políticos relevantes em nossa sociedade, e mostrar conhecimentos gerais. Confiram!

EDUCAÇÃO EM PAUTA

Na sociedade brasileira contemporânea, assuntos como corrupção e constante transgressão das leis já se tornaram comuns. Tal situação é alarmante, pois o próprio cidadão brasileiro já enxerga esse fato como um dado cultural, como se fosse normal burlar as normas. Assim, perpetua-se a mediocridade política e crítica de uma nação que gosta de se enxergar como o país do futuro, mas não percebe que, se não resolver questões problemáticas do passado, nunca alcançará esse amanhã glorioso. É preciso, antes de mais nada, discutirmos as origens dessa vergonhosa cultura de violação das regras para que, então, seja possível combatê-la.

Em primeiro lugar, é possível dizer que um dos principais fatores que permitem a perpetuação da transgressão das leis, no Brasil, é a cultura da impunidade. Casos graves de corrupção, desvio de verbas e tráfico de influências no governo federal estampam constantemente as capas de revistas e jornais. Na maioria das vezes, nada é feito para punir os criminosos. Assim, de alguma forma, as pessoas sabem que o Estado, além de permeável a corrupções, é ineficiente, e há quase a certeza de que nada irá acontecer ao infrator.  É importante, ainda, mencionar que tal fato não se restringe somente aos políticos, pois o cidadão comum, que paga uma propina ao guarda de trânsito para este não multá-lo por estacionar em lugar proibido está, da mesma maneira, perpetuando a violação das leis e a idéia de que, no que diz respeito à justiça, nada funciona neste país.

É preciso, ainda, que o brasileiro abandone esse complexo de inferioridade que costuma acompanhá-lo, e enxergue que a transgressão das leis existe em quaisquer sociedade nas quais as necessidades individuais entrem em conflito com os interesses coletivos. A maior diferença é que, no Brasil, existe o agravante histórico e cultural. Nossas leis não refletem, necessariamente, os interesses de toda a população, pois são elaboradas pelas elites detentoras de poder. Isso é perceptível, principalmente, se considerarmos a grave desigualdade social existente, que aprofunda ainda mais esse abismo entre as diferentes classes, dificultando que todas essas díspares necessidades sejam atendidas. Assim, ao longo dos anos, as pessoas foram aprendendo a burlar as regras e normas que não as representavam, ou que nem mesmo entendiam, dado nosso déficit educacional.

Tendo em vista essa questão, é possível perceber que o grande problema é, justamente, a educação – ou a falta desta – no Brasil. É muito fácil culpar somente os políticos corruptos por esse vergonhoso desrespeito as nossas leis, como se a população fosse o espelho deles, e não o contrário. Embora generalizações sejam perigosas, é necessário enxergarmos que os governantes são eleitos por uma massa populacional que, por ignorância ou conveniência, perpetua essa situação, pois em troca de favores e promessas superficiais colocam os interesses individuais acima dos coletivos. Educação de base eficiente ajudaria na formação crítica dessas pessoas, que se tornariam mais conscientes do poder do voto, e menos suscetíveis a transgredir as leis.

Dessa forma, se faz vital um fortalecimento do sistema educacional brasileiro, com ensino de qualidade e inclusão de matérias sobre política já no ensino fundamental nas escolas, para que as crianças compreendam que possuem um dever cívico desde cedo, e cresçam aprofundando cada vez mais essa noção. Além disso, os pais também devem incentivar a formação crítica de seus filhos, ensinando que, se o indivíduo considera uma lei injusta, o mais correto a se fazer é tomar uma posição política contra ela, lutando pública e pacificamente, e não simplesmente ignorá-la. Só assim, deixaremos de ser um país historicamente corrupto, mas uma nação justa e honrada, que entende seus direitos, e luta por eles.

Tags: , , , , , , , ,

  • Tamires Santos

    poderia corrigir minha redação?

    Proposta: Pense duas vezes antes de agir

    Tema: Antes de tomar quaisquer decisões reveja seus conceitos

    Na vida existem pessoas que cometem tantos erros porque não refletem no que estão fazendo, simplesmente agem por impulso e quando vêem já tem os feito, assim como tomar uma decisão muito importante,por isso devem estar mais atentos ao tomar quaisquer atitudes, para não correr o risco de cometer atos que possa trazer conseqüências no final das contas.

    Há muitos casos de seres apressados que tomam decisões, e no final das contas vêem o que fez e foi apenas mais um erro e depois querem voltar atrás, mas não tem mais solução. Um exemplo: O caso de ter duas opções um trabalho em determinada areia, cujo não é tão boa assim, ou o outro que por sua vez é muito mais adequado, tem todos os direitos de um trabalho. Mas o individuo por não pensar e agir, escolher o que não é bem acessível e no final se arrependi.

    Quando se pensa antes de agir apenas por uma vez, a probabilidade é o fracasso. Em muitos casos até pode gerar um abatimento prematuro, tornando difícil de tomar decisões na vida, o ser fica fraco e tem dificuldades sérias de raciocinar e torna-se impossível ter que decidir e pensar no que é melhor pra si. As pessoas são ansiosas e por acharem que se não decidirem logo, vão perder sua vez, daí se enganam geralmente o que não é refletido tem maior possibilidade de ter frustramento futuro.

    Portanto é tomando decisões sensatas que os seres humanos vão amadurecendo e enriquecendo mentalmente e as chances de sofrerem são poucas, a melhor solução é rever seus conceitos e adquirir mais certezas e menos dúvidas, para que assim sejam tomadas todas as decisões com o intuito de fazerem a melhor escolha para a vida.

  • Raf_

    nao gostei aff

  • http://www.descomplica.com.br Descomplica

    ##- Não escreva abaixo desta linha -##

    Ticket recebido: [desconversared] Re: Redação Pronta – A Cultura da Transgressão das Leis no Brasil
    Seu ticket (#568) foi recebido e está sendo analisado pelo nosso suporte.
    Para adicionar outros comentários, responda este email ou clique no link a seguir: http://descomplica.zendesk.com/tickets/568

    ———————————————-
    Atualizado por: Disqus, 01 Abr 19:41 (BRT):

    ======

  • http://www.descomplica.com.br Descomplica

    ##- Não escreva abaixo desta linha -##

    [Descomplica] Re: [desconversared] Re: Redação Pronta – A Cultura da Transgressão das Leis no Brasil
    Seu ticket (#568) foi atualizado.

    Responda este email ou clique no link a seguir: http://descomplica.zendesk.com/tickets/568

    ———————————————-
    Atualizado por: Suporte Descomplica, 03 Abr 22:34 (BRT):

    Olá Raf,

    Você poderia dizer o que você não gostou na redação? Sua opinião é importante pra gente! =)
    Aguardo sua resposta!

    Abs,

    Priscila

    ———————————————-
    Atualizado por: Disqus, 01 Abr 19:41 (BRT):

    ======

  • Elialdo

    poderia corrigir minha redação?

  • Dffdghg

    Por favor me ajude preciso de um exemplo de redação sobre a cultura brasileira,o quanto antes é pra amanhã,espero que possa me ajudar

  • Dffdghg

    Por favor me ajude preciso de um exemplo de redação sobre a cultura brasileira,o quanto antes é pra amanhã,espero que possa me ajudar


SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline